sexta-feira, outubro 07, 2016

Mercenário brasileiro detido na Ucrânia


Mercenário em acção

Mercenário na prisão



Lembram-se de Rafael Lusvarghi, aquele brasileiro nacional-comunista que foi combater para o Leste da Ucrânia ao lado dos separatistas pró-russos? Escrevi sobre ele no Observador: http://observador.pt/…/quem-combate-ao-lado-dos-separatist…/. ? Depois desse artigo, Rafael Lusvarghi foi gravemente ferido em escaramuças com as tropas ucranianas no Aeroporto de Donetsk, mas escapou à morte. Parece não ter tirado as lições necessárias do acontecido.
Porém, desta vez, caiu nas mãos da Justiça ucraniana e poderá ser condenado a prisão perpétua.
Este mercenário, que não se deve destacar por qualidades como realismo e inteligência, decidiu regressar ao Leste da Ucrânia através do Aeroporto de Borispol, em Kiev, e foi detido pelas autoridades ucranianas. Rafael Lusvarghi talvez tivesse imaginado que na Ucrânia não há segurança, nem lei.
É acusado de treinar separatistas pró-russos e de participar em operações de reconhecimento.
Como mercenário, pessoas que não são abrangidas pela Convenção de Genebra, poderá ser condenado a prisão perpétua. Está com sorte porque podia ter tido o mesmo destino de Che Guevara e o Brasil até pode conseguir tirá-lo da prisão dentro de alguns anos. Nem tudo o que parece é heroísmo.

1 comentário:

Lura do Grilo disse...

Bem feito!